janeiro 02, 2009

Ibama alerta para o consumo dos caranguejos Uçá e Goiamum

Vitória (26/12/2008) - A Superintendência do Ibama no Espírito Santo informa que os períodos das andadas do Caranguejo Uçá já foram definidas para o ano que vem.  O Caranguejo Goiamum permanece em período de defeso até o dia 31 de março de 2009.

 

O primeiro período da andada vai acontecer entre os dias 10 e 16  de janeiro, o segundo período entre os dias 8 e 14 fevereiro, o terceiro período entre 9 a 15 de março e o último período entre os dias 8 a 14 de abril. Nestas semanas o comércio e a cata do caranguejo uçá vão estar proibidas.

 

Os períodos de andada são definidos para proteger a fase de reprodução da espécie. O Caranguejo Uçá é o mais comercializado e mais procurado pela população. Segundo o Núcleo de Educação Ambiental do Ibama, é fundamental que a época da andada seja respeitada para a sobrevivência da espécie nos  manguezais capixabas.

 

Durante a andada não haverá declaração de estoque pois não haverá permissão para o transporte dos crustáceos. Caso algum restaurante ou bar esteja comercializando o caranguejo neste período denuncie ao Ibama através do Sistema Linha Verde no número 0800 61 8080.

 

 

Cuidados na hora da compra do caranguejo

 

Mesmo após os períodos de defeso e andadas alguns cuidados devem ser sempre tomados pelo consumidor na hora da compra do crustáceo.  O tamanho mínimo da carapaça do Caranguejo Uçá para comércio é de seis centímetros  e do Goiamum de oito1 centímetros.

 

Caranguejos com a abdômen largo e estufado não devem ser comprados pois se tratam de fêmeas em período de reprodução, ou seja, “ovadas” . Também não se pode comercializar partes, como puãs,ou a carne desfiada do crustáceo.

 

A venda dos caranguejos deve ser sempre realizada sem a descaracterização do animal, ou seja, com ele inteiro, para que o tamanho mínimo da carapaça seja respeitado.

 

Existem diferenças visíveis entre as espécies de caranguejo. O Goiamum é azul, vive na parte mais alta do manguezal, e é maior do que o Uçá que possui o corpo amarelado e as pernas avermelhadas.

 

Luciana Carvalho

Ascom/Ibama/ES

Foto: Kátia Cristina - Cepnor/Pará

3 comentários:

Marcos Valerio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcos Valerio disse...

Muito boa sua postagem, aliás como sempre, precisamos que haja uma cominicação mais massiva sobre este assunto, especialmente no mangue de Farol e Açú.
Saudações!

Rosângela - discípula aprendendo... disse...

Antenado esse caranguejo, hein? Ou quiçá, um guaiamum?????
Cuidemos dos mangues.Eles são Vida!!!!

Imbé

Imbé
Vida da gente do Imbé

BUSCADOR WEB

Google

Tradutor On Line

Educativa FM 107.5







Campos terra dos Goytacazes