Ibama alerta para o consumo dos caranguejos Uçá e Goiamum

Vitória (26/12/2008) - A Superintendência do Ibama no Espírito Santo informa que os períodos das andadas do Caranguejo Uçá já foram definidas para o ano que vem.  O Caranguejo Goiamum permanece em período de defeso até o dia 31 de março de 2009.

 

O primeiro período da andada vai acontecer entre os dias 10 e 16  de janeiro, o segundo período entre os dias 8 e 14 fevereiro, o terceiro período entre 9 a 15 de março e o último período entre os dias 8 a 14 de abril. Nestas semanas o comércio e a cata do caranguejo uçá vão estar proibidas.

 

Os períodos de andada são definidos para proteger a fase de reprodução da espécie. O Caranguejo Uçá é o mais comercializado e mais procurado pela população. Segundo o Núcleo de Educação Ambiental do Ibama, é fundamental que a época da andada seja respeitada para a sobrevivência da espécie nos  manguezais capixabas.

 

Durante a andada não haverá declaração de estoque pois não haverá permissão para o transporte dos crustáceos. Caso algum restaurante ou bar esteja comercializando o caranguejo neste período denuncie ao Ibama através do Sistema Linha Verde no número 0800 61 8080.

 

 

Cuidados na hora da compra do caranguejo

 

Mesmo após os períodos de defeso e andadas alguns cuidados devem ser sempre tomados pelo consumidor na hora da compra do crustáceo.  O tamanho mínimo da carapaça do Caranguejo Uçá para comércio é de seis centímetros  e do Goiamum de oito1 centímetros.

 

Caranguejos com a abdômen largo e estufado não devem ser comprados pois se tratam de fêmeas em período de reprodução, ou seja, “ovadas” . Também não se pode comercializar partes, como puãs,ou a carne desfiada do crustáceo.

 

A venda dos caranguejos deve ser sempre realizada sem a descaracterização do animal, ou seja, com ele inteiro, para que o tamanho mínimo da carapaça seja respeitado.

 

Existem diferenças visíveis entre as espécies de caranguejo. O Goiamum é azul, vive na parte mais alta do manguezal, e é maior do que o Uçá que possui o corpo amarelado e as pernas avermelhadas.

 

Luciana Carvalho

Ascom/Ibama/ES

Foto: Kátia Cristina - Cepnor/Pará

Comentários

Este comentário foi removido pelo autor.
Muito boa sua postagem, aliás como sempre, precisamos que haja uma cominicação mais massiva sobre este assunto, especialmente no mangue de Farol e Açú.
Saudações!
Antenado esse caranguejo, hein? Ou quiçá, um guaiamum?????
Cuidemos dos mangues.Eles são Vida!!!!