A ÁGUA E A BELEZA DA MULHER

O Professor  Jairmuth  postou como o original da agencia estado .



Água da beleza

Agência Estado - 13/2/2009

A hidratação é regra básica para a saúde da pele. Quando se tem problemas com celulite ou desvitalização, o primeiro conselho que se ouve é beber três litros de água por dia. Mesmo nos dias de inverno rigoroso, esta norma deve ser seguida à risca: o vento frio faz com a água da cútis se evapore no meio ambiente.

0 líquido que vem da circulação sangüínea, atravessa as diferentes camadas da epiderme, chegando ao lado externo do organismo, nada tem a ver com a transpiração. Este fluxo aquoso transporta os nutrientes indispensáveis como o oxigênio, a glicose e os ácidos graxos essenciais. Quando ele pára ou reduz sua velocidade, as funções epidérmicas tornam-se menos eficazes e a síntese lipídica é inibida.

A água presente nas células da camada córnea pode ficar retida por osmose após um banho ou uma sudoração prolongada. Porém, a maior parte do tempo, ela se origina no NMF, que é o hidratante natural das células cutâneas.

Para que a epiderme mantenha sua maciez e suavidade, o complexo N M F deve conter, pelo menos, 10% de água.
Se você sente a pele áspera, repuxando, avermelhando com facilidade e ruguinhas minúsculas marcando os contornos dos lábios e dos olhos, está diante de uma desidratação devido ao aumento da perda insensível de água. E necessário restabelecer o efeito barreira dos lipídios de superfície.
Na ausência dessas gorduras, a água do exterior tem a capacidade de dissolver o N M F e de eliminá-lo. A pele torna-se, então, incapaz de captar o líquido na derme e mais ainda de estocá-la. A cútis envelhece precocemente e é preciso agir com rapidez para ajudá-la a reencontrar sua elasticidade. Para alcançar tal objetivo, é necessário, primeiro, reconstituir o filme hidrolipídico da superfície com os ativos próximos dos lipídios epidérmicos.

Dica: se a sua pele se apresentar sem flexibilidade e firmeza, procure seu dermatologista para começar um tratamento que ajude a recuperar o tônus.
É preciso estimular sua capacidade de captar e reter água, utilizando ativos umectantes como enzimas, proteínas e vegetais, elastina, uréia e ácido hialurônico, mucilagens, aminoácidos e vitaminas absorvidos através de ionizações, massagens e máscaras, que apenas um profissional habilitado poderá fazer. Fonte: Agência Estado


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Comentários

Ao ver esse trecho do Paulo Freire me lembrei de você:


A auto suficiência é incompatível com o diálogo. Os homens que não têm humildade ou a perdem, não podem aproximar-se do povo. Não podem ser seus companheiros de pronúncia do mundo. Se alguém não é capaz de sentir-se e saber-se tão homem quanto os outros, é que lhe falta ainda muito que caminhar, para chegar ao lugar de encontro com eles. Neste lugar de encontro, não há ignorantes absolutos, nem sábios absolutos: há homens que, em comunhão, buscam saber mais”. Paulo Freire


Ah!!! Você tem "ar" mas não é "Mandão"!
Graças a Deus!
agradeço Rosângela, por ter lembrado de mim, é mais do que muito que já tenha recebido, mais do que eu mereça !

Armando Barreto