fevereiro 01, 2009

Conclusão do Estudo pela UFF Out/2007

UFF conclui estudo para pagamento do defeso

Por Antunis Clayton

A Universidade Federal Fluminense (UFF) finalizou o estudo técnico-social através do qual levantou o número de pescadores e marisqueiras de Campos. A partir desta listagem, a secretaria municipal de Promoção Social realiza, até o dia 30, o pagamento do defeso das espécies de água salgada, que acontece nos meses de outubro, novembro e dezembro. O defeso de água doce se inicia em novembro e vai até fevereiro.
    
A secretária Ana Regina Fernandes afirmou que o pagamento será realizado assim que for liberado o repasse por parte da secretaria municipal de Fazenda. O orçamento, segundo Ana Regina, já separou recursos para a realização do pagamento. O trabalho da UFF foi iniciado no dia 24 de setembro, através de uma parceria entre a universidade e Promoção Social. “Um levantamento transparente, contando com a atuação de uma instituição respeitada, de credibilidade comprovada, checando quem atua e quem não atua na atividade pesqueira e no manuseio do pescado”, afirma Ana Regina, ressaltando que uma cópia do trabalho de pesquisa será encaminhada ao Ministério Público (MP).
    
O defeso é uma ação protetora das espécies, determinada pelo Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis e do Meio Ambiente (Ibama). A fiscalização acontece no período da piracema, quando os peixes fazem a desova e se reproduzem. O período é considerado essencial para a preservação dos peixes.
    
Chuvas – Preocupada com o início do período chuvoso, a secretária realizou na manhã desta quinta-feira (25) uma reunião com mais de 60 profissionais de todos os setores da Promoção Social. Ana Regina destaca a importância de estarem todos atentos e orientados, mesmo que ainda não se tenha o quadro de enchentes verificados no verão passado. 
    
“É um trabalho importante. Felizmente contamos com profissionais especializados, com larga experiência nesse tipo de situação”, destacou. Segundo a secretária, já oficiou os secretários de Saúde e Educação no sentido de reservar a possibilidade de contar com assistentes sociais destas duas secretarias. “O prefeito Alexandre Mocaiber realizou concursos para contratação de profissionais da Assistência Social. Estamos deixando de sobreaviso 20 profissionais de cada uma dessas duas secretarias”, disse. 
    
Homenagem – Na noite de quarta-feira (24), a secretária foi homenageada no IV Congresso Odontológico, promovido pela Faculdade de Odontologia de Campos (FOC), um evento que marcou o Dia do Dentista. Ex-diretora do departamento municipal de Odontologia, Ana Regina agradeceu a lembrança das ações importantes em questões preventivas da saúde bucal.  
    
- Além de palestras com profissionais de renome nacional, implantamos especialidade de alta importância. O departamento elevou o número de postos de atendimento ambulatorial de 54 para 104. A fluoretação da água do abastecimento foi outro marco de relevo na questão da prevenção da cárie infantil — finalizou Ana Regina. 


Imprimir o texto Enviar  Notícia

  26/10/2007 

Nenhum comentário:

Imbé

Imbé
Vida da gente do Imbé

BUSCADOR WEB

Google

Tradutor On Line

Educativa FM 107.5







Campos terra dos Goytacazes