Ibama proíbe pesca no rio Paraíba do Sul até fim de maio





RIO DE JANEIRO - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) determinou  a proibição da pesca até o dia 31 de maio no rio Paraíba do Sul, interior do estado do Rio de Janeiro. De acordo com a Instrução Normativa n.º 2, de 30 de janeiro, publicada na edição desta segunda-feira (2) do Diário Oficial da União, a restrição se estende a toda a bacia hidrográfica do Paraíba do Sul, desde o município de Resende até a sua foz, na cidade de São João da Barra.

Um primeiro passo para a obtenção de uma moratória de dois anos,  medida indispensável a  execução do projeto de revitalização do Rio Paraíba do Sul.
Estamos apenas no início de uma grande tarefa que só tem condições de ser executada com critérios e,  adesão de todos os que recebem diariamente influência e benefícios destas águas.

Armando Barreto
Projeto Robalo  CPS_RJ

Comentários

Com certeza vai ser muito bom, mas e a quesão dos pescadores?
Armandao.com disse…
Os pescadores do Rio Paraíba estão sendo do Rio atendidos pelo defeso da Piracema.(Federal) Não é descartada extensão até Maio na região atingida pelo derramamento do Endosulfan pela empresa Servatis.

Na situação da Moratória esta em fase de estruturação a imediata prospecção, identificação e cadastramento dos pescadores e daqueles que se sustentam através da pesca artezanal ou profissional deverá acontecer.
Com a preocupação maior de estar atentos para que não seja desviado o objetivo na direção de fins políticos.
Numa reunião recente com líderes de Pescadores inclusive da água salgada, recebemos a informação que existem bastante "alienígenas" em suas associações; segundo suas próprias palavras.
Somos quase na totalidade água !
A água é a vida e a recuperação total do nosso Rio Paraíba e complexo hidrico regional é uma missão que exigirá entrega e muito sacrifícios de todos nós.

Armando Barreto
Anônimo disse…
Ótima notícia Armandão, resta a fiscalização fazer a parte dela, e quanto os alienígenas, sou prova viva de que é muito fácil se cadastrar como pescador, porque me foi oferedcido, a mim e minha secretária, o que recusei, sou pescador sim, mas pertenço a outra categoria "Pescador esportivo"
Conheço vários que não sabem se quer colher uma rede, e são cadastrados, e recebem o defeso.
O que é lamentável.
Não culpo os cadastrados, mais sim os lideres das comunidades pesqueiras, porque este recurso deveria ser direcionado para os que vivem da pesca.

Abraços, Gama
Oi Amado Armando!!!!
Aqui na nossa região também está proibida a pesca.