Pagamento defeso Outubro 2007 ( Gestão anterior) !!!!!

Começou o pagamento do defeso de água salgada

Por Elis Regina Nuffer

Os pescadores e marisqueiras de Campos começaram a receber o pagamento referente à primeira parcela do período do defeso de espécies de água salgada, no valor de um salário mínimo por mês. A coordenadora do departamento de Ação Comunitária da secretaria municipal de Promoção Social, Ademildi Manhães Dias, informou que o pagamento está sendo feito gradativamente, conforme relação encaminhada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) que está pesquisando quantos pescadores e marisqueiras existem no município.
    
Segundo Ademildi, assim que recebe o resultado da pesquisa, a Promoção Social encaminha a listagem das pessoas para pagamento nos bancos. “O resultado vem parcialmente e não temos como estabelecer um cronograma para pagamento. Para saber se o dinheiro está na conta, o beneficiado tem que ir ao banco com o seu cartão da conta na Caixa Econômica Federal”, explicou Ademildi.
    
A coordenadora orientou que quem tiver problema para retirar o dinheiro deve procurar a Promoção Social. Ademildi disse que há casos de contas encerradas ou CPF não regularizado junto à Receita Federal o que impede a liberação do pagamento pela Caixa. 
    
O defeso de água salgada acontece nos meses de outubro, novembro e dezembro e o pagamento é feito em três parcelas nos meses de novembro, dezembro e início de janeiro. Esta primeira parcela deverá ser realizada no máximo até o início da próxima semana, informou Ademildi.
    
Água doce – Ela lembrou que o defeso de água doce acontece de novembro a fevereiro todo ano e o pagamento vai começar em dezembro e também será feito com base no resultado da pesquisa da UFF. O trabalho foi encomendado pela secretaria de Promoção Social para que só receba o benefício quem realmente vive da pesca em Campos, atividade que fica comprometida na época do defeso.
    
O Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis e do Meio Ambiente (Ibama) define como defeso a ação de proteção às espécies. O defeso visa fiscalizar a pesca no período em que a piracema acontece, ou seja, quando os peixes fazem a desova e se reproduzem. Este fenômeno é considerado essencial para a preservação dos peixes nas águas dos rios e lagoas. Nesta época é proibido o uso de utensílios para a pesca em grande quantidade, como redes, tarrafas, puçás, bombas, paris e até espingarda de pesca submarina. Durante o defeso só é permitido pescar com linha e anzol.


  Atualizado por Paulo Thomaz em 05/11/2007 - 17:16

Comentários