Canais ou Lagoas da Baixada Campista ?

        Sempre que se levanta o  assunto;  canais da baixada, me vem à lembrança a frase de um antigo Professor:  Meu Pai era pescador, como vocês,  ia no remo e vela, de Campos a Grussaí, numa bateira de madeira de um tronco só, dois dias pra ir e voltar, e voltava carregado de Mulato véio, pra conhecimento geral , Mulato Véio é o Bagre do mar no sal preso (salgado) !


Como seria possível ?

        Os canais não existiam, eles foram construidos pela mão dos homens com o único intuito de drenar toda a baixada Campista e Sanjoanense, criando artificialmente  áreas agricultáveis ou de  pasto. Milhões de hectares de terras imergiram das antigas Lagoas, atendendo ao interesse único dos senhores desta época recente, sob os auspícios de orgãos públicos "responsáveis".

        Somando-se a esta criminosa prática de grilagem de terras Federais as retificações dos Rios Macabú, Ururaí, Itabapoana, São João, "retificações" na realidade nada em relação com correção dos cursos naturais destes rios , é retificação mesmo;   Transformar um curso sinuosso em reta,  com a intenção de drenar o mais velozmente possível as áreas às margens destes rios após período de chuvas. Crimes Ambientais que hoje sabiamente a natureza corrige.
     

       
ANTES DOS CANAIS DA BAIXADA


DEPOIS DOS CANAIS DA BAIXADA