SEU CÉREBRO NUNCA ENVELHECE !




Uma boa notícia para você!

Quer saber como promover a saúde do seu cérebro? Então vamos começar mudando aquele conceito de “cabeça dura”. Isso mesmo! Crescemos ouvindo um número incrível de vezes esse “rótulo” , principalmente quando insistíamos em não mudar.
Parece-nos também um pouco com a síndrome de Gabriela: “Eu nasci assim, vou viver assim , vou morrer assim...”. Bem , eu pelo menos, ouvi isso de meus pais, parentes, amigos e tc.
Felizmente, não se pode mais atribuir ao “cérebro” , geneticamente constituído, as dificuldades que temos em promover mudanças em nossas vidas.  Até pouco tempo atrás, os neurocientistas acreditavam que o cérebro perdia a maior parte da sua plasticidade, ou seja, a capacidade de promover e adaptar-se às mudanças, criando novas conexões neuronais, na adolescência. Então o que não aconteceu em sua estrutura cerebral e funções até por volta de 21 anos, não aconteceria mais... Nas duas últimas décadas, os neurocientistas descobriram que essa teoria , que esse pressuposto estava errado. O cérebro muda sim e todo dia! E que os fatores determinantes da saúde do cérebro são os pensamentos, as emoções, as atitudes e não leis e regras mecânicas. A partir de qualquer experiência , o cérebro tem a capacidade de se transformar e assimilar novas informações. Isso quer dizer que todo dia temos um novo cérebro funcionando em nós, enquanto estivermos vivos.

Alguns fatores de influência , que alteram a área de cognição têm sido profundamente estudados pela ciência:
• O entendimento sobre os efeitos da mídia, da tecnologia sobre os pensamentos e emoções.
• Os efeitos do estresse diretamente agindo sobre o cérebro , identificando os fatores de risco de saúde.
• Os problemas de aprendizagem: dislexias, déficit de atenção, hiperatividade, etc.
• Outros métodos , tais como : transformação de sentidos em imagens.

Outro fato interessante é que o cérebro enquanto amadurece vai se especializando e os neurônios vão se reorganizando e com a repetição vão se consolidando as mudanças. Em qualquer área em que se queira melhorar a performance, a repetição estimula o cérebro a armazenar novas informações e aprendizagens.

Toda e qualquer experiência resulta em conexões neuronais, quanto mais ricas, mais variadas e desafiantes, mais sofisticados serão as conexões neuronais. Com o passar dos anos, por causa de uma redução de atividade dos lobos frontais, pode haver também uma maior lentidão em relação à essas conexões, mesmo assim ainda é muito grande a atividade cerebral . Mas, não podemos deixar de ressaltar que a MOTIVAÇÃO exercita e muito o cérebro e ativações de conexões neuronais no córtex frontal (área do pensamento).

Veja agora alguns princípios, que se bem assimilados, podem abrir a porta para seu potencial cognitivo :
1.          O CÉREBRO É PARTE DO SEU CORPO:

O seu conhecimento, sabedoria e sua memória compõem o seu corpo, uma entidade física. Se tivéssemos um equipamento sofisticado, poderíamos observar tudo acontecendo em nosso cérebro: estruturas, neurotransmissores, códigos de DNA, etc.
Assim, se é físico é sujeito aos bons ou maus tratos: estresse, drogas, álcool, alimentação precária, falta de exercícios físicos, tristezas, medos, etc.  Pode parecer estranho acreditar que seus pensamentos são feitos de matéria, mas são! Por isso seus sentimentos, sua forma de viver, escolhas , decisões interferem diretamente na longevidade cerebral.

2.          O SEU CÉREBRO TEM PODERES QUASE ILIMITADOS

O seu cérebro é o órgão mais complexo e capaz do Universo. Provável que jamais consigamos decifrá-lo totalmente. Sua potencialidade permanece indecifrável. Até a década de 80, acreditava-se que as pessoas não usavam todas as partes do seu cérebro. Hoje, os cientistas mostram que usamos todas, mas nem sempre com eficiência!

3.          O SEU CÉREBRO PODE SIM DAR ALEGRIA E PRAZER                      
INFINITOS

Com o passar dos anos, o estresse do cotidiano, as dificuldades, algum fracasso, decepção vai nos tirando a alegria de viver. Dessa forma já não encontramos prazer em pequenas coisas que nos acontecem. O esforço ao longo de seguidos anos de preocupação pode nos exaurir. Assim, declina também a nossa capacidade cognitiva, intelectual. E quanto mais nos esforçamos, pior fica.
Quando você entende isso, começa a procurar caminhos mais saudáveis e deixará de procurar as “bengalas” da felicidade. Assume sua própria vida e responsabilidade pelo seu bem estar cerebral: muda hábitos destrutivos, cultiva a alegria, renova a dieta alimentar, faz trabalhos corporais e aprende a reconhecer o belo na simplicidade da vida, porque o motivo principal da vida acontecer está em você.


4.          PLASTICIDADE? SIM, SEU CÉREBRO TEM E PODE SE RENOVAR!

Não se apavore, não importa o que fez com seu cérebro até hoje, ele pode produzir novas células e potencializar as que já existem. Sim porque é possível produzir-se novas células cerebrais ao longo da vida. Na verdade , não temos um equipamento que crie novas células, mas o número de conexões entre elas são infinitas... Quanto mais conexões, mais seu cérebro funciona! Basta pensar e você já está criando novas conexões!
Lembre-se : nunca é tarde para cuidar do seu cérebro!


5.          FALAMOS TUDO? NÃO, NA VERDADE QUASE TUDO SOBRE O CÉREBRO É UM MISTÉRIO!

Por isso para lidar com o cérebro, precisamos estudar, observar e por vezes os tratamentos sejam preventivos ou não, carecem de várias modalidades ou especialidades para trazerem bons efeitos. Não há soluções mágicas. Não podemos tratar o cérebro isoladamente. Diante desse verdadeiro e único cérebro humano nos resta respeito, admiração e muito cuidado.  Ele é ilimitado, as limitações são suas, as que você escolhe viver!    Mas, a dica final é essa: Você é quem tem o poder. Conhecer, aprimorar , vivenciar e promover a saúde do seu cérebro é sua responsabilidade.
 Talvez esse artigo não mude a sua vida, mas sei que ao terminar esta leitura, grande parte dessas informações aqui descritas, já farão parte das suas conexões cerebrais!

Márcia Dario