Produtores de RO buscam mercados no Mato Grosso e São Paulo


25/02/2013 21h07 - Atualizado em 25/02/2013 21h13


Produtores de RO buscam novos 



mercados para comercializar pescado


A meta é atingir os mercados de Mato Grosso e São Paulo.
Por ano são produzidas 31 mil toneladas de pescado no estado, diz Sebrae.

Do G1 RO com informações da TV RO

Segundo dados da Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário (Sebrae), Rondônia é o maior produtor de tambaqui da Amazônia. Por ano são produzidas 31 mil toneladas de pescado no estado. Grande parte da produção é vendida para o Amazonas, que também recebe o produto de outros estados, com valores mais baixos, o que tem prejudicado o escoamento do pescado.
Uma pesquisa realizada em agosto de 2012 pelo Sebrae, e apresentada durante uma oficina realizada em Porto Velho nesta segunda-feira (25), aponta que políticas públicas para criar novos caminhos de distribuição devem ser realizadas. A meta é atingir os mercados de Mato Grosso e São Paulo.
"Especificamente para São Paulo, a estratégia básica é entrar com produtos de maior valor agregado, produtos beneficiados, praticamente prontos para o consumo. Já para Mato Grosso, existem grandes beneficiadoras de pescado. Lá, a estratégia é entrar com peixes efetivamente in natura", explica o coordenador de Projetos de Piscicultura do Sebrae, João Machado.
O próximo passo, de acordo com o coordenador Agroecologia da agência, Haroldo Vasconcelos, é conhecer mais sobre a cadeia produtiva e estabelecer um plano e ação de acesso a novos mercados. O preço do pescado, que antes era vendido a R$ 4,28, caiu para R$ 3,60 no estado

.