Produtores de RO buscam novos
mercados para comercializar pescado
A meta é atingir os mercados de Mato Grosso e São Paulo.
Por ano são produzidas 31 mil toneladas de pescado no estado, diz Sebrae.
Segundo dados da Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário (Sebrae), Rondônia é o maior produtor de tambaqui da Amazônia. Por ano são produzidas 31 mil toneladas de pescado no estado. Grande parte da produção é vendida para o Amazonas, que também recebe o produto de outros estados, com valores mais baixos, o que tem prejudicado o escoamento do pescado.
Uma pesquisa realizada em agosto de 2012 pelo Sebrae, e apresentada durante uma oficina realizada em Porto Velho nesta segunda-feira (25), aponta que políticas públicas para criar novos caminhos de distribuição devem ser realizadas. A meta é atingir os mercados de Mato Grosso e São Paulo.
"Especificamente para São Paulo, a estratégia básica é entrar com produtos de maior valor agregado, produtos beneficiados, praticamente prontos para o consumo. Já para Mato Grosso, existem grandes beneficiadoras de pescado. Lá, a estratégia é entrar com peixes efetivamente in natura", explica o coordenador de Projetos de Piscicultura do Sebrae, João Machado.
O próximo passo, de acordo com o coordenador Agroecologia da agência, Haroldo Vasconcelos, é conhecer mais sobre a cadeia produtiva e estabelecer um plano e ação de acesso a novos mercados. O preço do pescado, que antes era vendido a R$ 4,28, caiu para R$ 3,60 no estado